Saúde  
 
Psicoterapia

O QUE É A PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é o tratamento feito pelo psicólogo com formação em psicoterapia através de métodos verbais (fala) ou não verbais (expressão corporal, trabalhos com o corpo), de problemas de natureza emocional e tem como objetivo remover, modificar ou retardar sintomas psicológicos ou psicossomáticos, aliviando assim o sofrimento do sujeito e o ajudando a relacionar-se melhor consigo mesmo e com as outras pessoas. É importante ressaltar que todo assunto tratado durante a sessão é confidencial e ficará restrito ao psicólogo e ao paciente.


TIPOS DE PSICOTERAPIA

Existem diferentes tipos de psicoterapia e a decisão por um ou outro tipo vai depender dos problemas que estiverem acontecendo com a pessoa, o casal ou sua família.
A psicoterapia pode ser:

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

Irá auxiliar e oferecer condições para que a pessoa desenvolva seu crescimento como um todo aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas durante o processo psicoterápico. Podemos dizer que é uma valiosa ajuda para passar pelas dificuldades da vida. Terapeuta e paciente tornam-se grandes parceiros através da formação de vínculos onde em crises pessoais, de relacionamentos afetivos, conjugais, sociais e profissionais ou ainda distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida e doenças como ansiedade e a depressão, entre outros problemas ou limitações poderão encontrar juntos saber lidar com todo o contexto que envolve o paciente. O psicólogo poderá proporcionar suporte e ferramentas para que a pessoa identifique seus comportamentos pouco adaptativos e encontre formas de uma melhor qualidade de vida e assim o cliente poderá resolver seus conflitos de maneira madura, segura e adequada.


PSICOTERAPIA DE GRUPO

Quando o sujeito, juntamente com seu psicoterapeuta, chega à conclusão que muitos dos problemas que o estão afligindo podem ser melhor resolvidos em um trabalho conjunto com outras pessoas que estejam passando por problemas semelhantes, ou que de algum modo possam se ajudar a superar suas dificuldades. Entre os problemas que podem beneficiar-se de uma Psicoterapia individual ou de grupo, podemos citar: depressão leve e moderada, distúrbios de ansiedade, distúrbios alimentares (anorexia, bulimia), uso abusivo de álcool e outras drogas, problemas relacionados a dificuldades com a sexualidade, entre outros.


PSICOTERAPIA INFANTIL

Destina-se a trabalhar com crianças de até 12 anos que apresentam dificuldades de relacionamento com adultos ou com outras crianças, problemas de comportamento como agressividade, apatia, entre outros. A criança pode fazer uma terapia também porque está apresentando problemas de medo excessivo, enurese noturna (urinar nas vestes dormindo), encoprese (evacuar nas vestes), choro indiscriminado e sem causa aparente.


PSICOTERAPIA DE ADOLESCENTES E DE ADULTOS

É indicada quando o adolescente está apresentando dificuldades em atravessar a fase da adolescência. Alguns problemas que podem ser indicação para o adolescente fazer uma terapia são: agressividade, dificuldades de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola.


TERAPIA DE CASAL

Os problemas conjugais podem ser muitos, mas o que costuma estar por trás de todos eles é a falta de comunicação, sendo comum aos cônjuges chegarem ao ponto de acreditar que estão falando em línguas diferentes.O terapeuta de casal é um agente de mediação que irá possibilitar ao casal a comunicação daquilo que, no dia-a-dia, eles não conseguem mais ouvir ou dizer. A escuta apurada do terapeuta permite que o casal perceba o que está acontecendo na relação conjugal e que pode estar prejudicando. A terapia de casal ou terapia conjugal é uma psicoterapia em que ambos os parceiros participam. Tem como foco a interação e dificuldades específicas que o casal está vivendo. Ela pode auxiliar o casal a ter de volta no seu relacionamento à harmonia, seja no casamento, no namoro ou no noivado.É indicada para casais em formação, na iminência de separação, casais desintegrados e reconstituídos, com episódios de violência conjugal, problemas sexuais, infidelidade, ausência de comunicação, ciúme obsessivo e outros. Casais com rompimento inesperado por um dos cônjuges e com problemas relacionados às suas famílias de origem. Para que a terapia se faça acontecer, ambos os parceiros devem desejar tentar melhorar a relação e estar dispostos a rever as dificuldades através da psicoterapia. O andamento da terapia é influenciado pela natureza das dificuldades que o casal está enfrentando, pela intensidade e tempo de duração. Mágoas, ressentimentos, geradas pela bagagem emocional e cognitiva de cada um.


O QUE PODE SER ESPERADO COM O RESULTADO DA PSICOPTERAPIA?

Os resultados vão depender muito da participação da pessoa, tanto no comparecimento às sessões quanto na disponibilidade em falar sobre os assuntos que o incomodam. É preciso também considerar que as pessoas são diferentes umas das outras e que uns precisarão de mais tempo que outros para se sentir melhor. Finalmente, a confiança do paciente no terapeuta é de fundamental importância para o sucesso da terapia.

Psicólogo Juliano Farias Nascimento CRP 08/13602


 
 
 
Beleza
Bem estar
Equilíbrio
Harmonia
Saúde
   
 
 
         
(45) 3054 7099 / 99941 6222       Rua Guarani, 2680   Jardim La Salle Toledo PR       contato@espacocorpoemente.com.br